Alergia ao leite de vaca

Alergia ao leite de vaca

Nosso sistema imunológico trabalha duro para nos proteger de infecções atacando os vírus e bactérias que podem nos fazer mal. Uma reacção alérgica a alimentos ocorre quando o sistema imunológico do corpo responde de forma inadequada para algo em um determinado alimento. No caso de alergia ao leite de vaca (APLV) o sistema imunológico reage a uma ou mais proteínas contidas no leite de vaca. A APLV é a alergia alimentar mais comum na infância, afetando entre 2-5% das crianças*. Os sintomas são amplos (gastrointestinais, respiratórios e cutâneos) e podem ser angustiantes tanto para a criança e suas famílias.

* DRAMCA. WAO Journal Abril de 2010.

O papel da nutrição especializada

Amamentação garante a melhor nutrição possível para a criança crescer e desenvolver de forma saudável. Embora a amamentação seja o melhor, crianças com APLV que são muito sensíveis, podem ter reações alérgicas. Isso não significa que eles são alérgicos ao leite materno, mas que estão reagindo às pequenas quantidades de proteínas do leite de vaca que passam da mãe para a criança através do leite. Se a mãe sente que a remoção de produtos lácteos de sua dieta não for possível, um profissional de saúde pode recomendar uma fórmula especializada hipoalergência. Fórmulas hipoalergênicas tendem a vir em duas formas: fórmula extensamente hidrolisada (eHF) e fórmula baseada aminoácido (AAF). Ao contrário eHFs, AAFS não são à base de leite de vaca, reduzindo assim a possibilidade de uma reação**

** Wood. Vol Pediatrics. 111 No. 6 Junho de 2003.

Descobertas nutricionais pioneiras

Estamos na vanguarda da investigação da alergia ao leite de vaca e outras alergias alimentares múltiplas há mais de 30 anos. Saiba mais sobre o trabalho pioneiro que realizamos em nosso centro de pesquisa.

Video Player Youtube: 55K4x_xEYUo