Envelhecimento Ativo e Saudável

Envelhecimento Ativo e Saudável

Perda de peso, de memória, mobilidade, fraqueza óssea e muscular não fazem parte do envelhecimento ativo e saudável do ser humano. Uma dieta saudável e nutricionalmente balanceada é importante ao longo de nossas vidas, mas na medida que entramos em idade avançada ou ficamos doentes, pode ser mais difícil alcançar os níveis ideais de nutrientes de que precisamos.

Quando o corpo não recebe energia, proteínas e outros nutrientes em quantidades suficientes pode tornar-se desnutrido. Consequências comuns da desnutrição incluem maior chance de infecção, fraqueza e fadiga, diminuição da resistência óssea, cicatrização mais lenta e mesmo funcionamento deficiente do coração, pulmões e sistema gastrointestinal.

O papel da nutrição

Doenças relacionadas a má nutrição podem levar a perda de massa muscular, o que reduz a força do corpo e velocidade de caminhada. Este é um estado conhecido como fragilidade. A fragilidade, por sua vez, reduz os níveis gerais de atividade e de energia de uma pessoa. O círculo vicioso de redução de energia levando a mais restrições de atividade física pode, eventualmente, levar a uma perda de independência. Pacientes frágeis precisam de atenção médica suplementar, a fim de reduzir o risco de se tornarem dependentes dos outros e viverem de forma independente pelo maior tempo possível. Os pacientes geralmente entram em uma espiral de declínio: a nutrição inadequada leva a fraqueza muscular, aumento da fragilidade e risco de lesões perigosas (quedas, etc.) e da dependência.

Fragilidade é uma condição médica que afeta tanto o cérebro quanto o corpo, e que pode deixar os pacientes idosos vulneráveis no presente e no futuro. Com pouca força deixada para reserva, muitas vezes os idosos podem ter uma baixa resistência até para as menores doenças, aumentando o risco de incapacidade e institucionalização do idoso em lares de cuidado.

O fornecimento de uma alimentação saudável e equilibrada para os idosos é fundamental para seu cuidado em geral.

Histórias de pacientes

Descubra como a suplementação nutricional trouxe benefícios para a vida de um casal no Reino Unido.

Video Player Youtube: 3rebv9HHg2E

Como trabalhamos

Conheça os pacientes, cuidadores e profissionais de saúde que estão se beneficiando da abordagem para o gerenciamento do Alzheimer.

Video Player Youtube: rUz1hOoe3Q0

O papel da nutrição na saúde do cérebro

Saiba mais sobre como certos nutrientes podem ajudar a reconstruir as conexões no cérebro.

Video Player Youtube: e6co_KtiO5c