Metabólicos e epilepsia

Metabólicos e epilepsia

Os erros inatos do metabolismo são doenças raras causada por defeitos genéticos que afetam a capacidade do corpo de quebrar alguns nutrientes encontrados nos alimentos, por exemplo os aminoácidos. Na maioria das vezes herdada de ambos os pais, eles são geralmente causados por problemas em enzimas que ajudam a quebrar (metabolizar) os alimentos. Isso pode levar a um perigoso acúmulo de determinados produtos químicos da metabolização que, se não controlados, podem causar uma grande variedade de sintomas incluindo atrasos no desenvolvimento físico e mental. A gestão de erros inatos do metabolismo é geralmente feita através de uma dieta restrita.

Já a epilepsia é a doença neurológica mais comum, com estimativa de prevalência em torno de 1% da população mundial segundo a Organização Mundial de Saúde 1. Durante quase um século, a dieta cetogênica tem sido utilizada para a gestão da epilepsia difícil de tratar. Embora a dieta fosse a opção preferida no tratamento da epilepsia até 1920, a sua utilização diminuiu após a introdução de drogas anti-epilépticas. O reconhecimento de que a dieta cetogênica é uma opção válida para a epilepsia de difícil tratamento, levou a sua reutilização desde os anos 1990.

1. Campanha Mundial contra a Epilepsia. Genebra. Organização Mundial da Saúde 2000.

O papel da nutrição

Danone Nutrição Especializada é uma empresa líder no mundo em nutrição metabólica, que busca dar apoio ao maior número de pessoas através da mais ampla variedade de produtos para erros inatos do metabolismo. Usamos nossa experiência nutricional única para desenvolver produtos de alta qualidade que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias. 

Soluções sob medida

Como buscamos proporcionar o melhor cuidado para pacientes com epilepsia e outras doenças metabólicas através da nutrição especializada.

Video Player Youtube: N9VeqpXp_p8

No caso da epilepsia, a maioria dos pacientes respondem bem à medicação anti-epiléptica 2. Para 20-30% dos pacientes que não respondem, a dieta cetogênica pode ser recomendada 3. A dieta cetogênica pode oferecer uma maneira eficaz de alcançar a redução das crises e até seu desaparecimento 4-8.

A dieta cetogênica possui um alto teor de gordura e é pobre em carboidratos, o que garante a quantidade adequada de proteínas para o crescimento. Ao simular o metabolismo de jejum, um paciente na dieta cetogênica começará a derivar a sua energia principalmente por queima da gordura na dieta, em vez de a fonte de energia mais comum, a glucose 9.

Existem vários tipos de dieta cetogênica, por exemplo, a frequentemente prescrita 'Dieta Cetogênica Clássica' e também a 'Dieta de Triglicerídeos de Cadeia Média'. A eficácia de ambas na redução de crises epiléticas têm sido comprovada em análises clínicas 5.

Histórias de pacientes

Descubra a experiência de uma família com a dieta cetogênica.

Video Player Youtube: zDRjb2fJtLA

2. Stafstrom C et al. Epilepsy and the ketogenic diet. 2004. Humana Press. Totawa.
3. Kwan P et al. Early identification of refractory epilepsy. N Engl J Med 2000:342;314-319
4. Freeman J et al. The ketogenic diet: a treatment for epilepsy in children and others. 2007. 4th ed. Demos, New York.
5. Neal EG et al. Lancet Neurol 2008;7:500-506.
6. Keene DL. Ped Neurol. 2006;35(1):1-3.
7. Henderson GB et al. J Child Neurol 2006;21 (3):193-198.
8. Kossoff EH et al. Epilepsia 2009:febr50(2)304-317.
9. Levy R, Cooper P. Update in Cochrane Database Syst Rev. 2012;3:CD001903.
Histórias (aqui como temos vários vídeos, vamos compilá-los em uma lista)

Histórias de profissionais

Saiba mais sobre a experiência de uma nutricionista sobre a dieta cetogênica.

Video Player Youtube: 7dhjxsTIc3s