PORQUE OS NUTRIENTES SÃO IMPORTANTES PARA A CICATRIZAÇÃO?

Cicatrização
Data de publicação: 05/07/2017
PORQUE OS NUTRIENTES SÃO IMPORTANTES PARA A CICATRIZAÇÃO?

Nosso corpo precisa de ferramentas para fazer a reparação dos tecidos, com uma alimentação rica em nutrientes relacionados à cicatrização.

Provavelmente você já teve algum ferimento no corpo, ou já passou por alguma cirurgia que te deixou uma cicatriz. As cicatrizes deixam marcas que carregam junto memórias do que aconteceu, contam uma história. Normalmente, a maioria das feridas de menor porte e em pessoas saudáveis podem ser curadas rapidamente quando mantidas limpas e livres de infecção. No entanto, mesmo sendo saudável, você precisa ajudar o seu corpo a se recuperar tanto em situações menos invasivas, como após pequenas queimaduras, ou em feridas mais extensas, como por exemplo, pós- cirurgias. Além disso, feridas mais graves podem exigir intervenção médica.

Independentemente do tipo de ferida, você já pensou como nosso organismo tenta se recuperar de uma ferida, para que depois de um tempo ela se torne apenas uma cicatriz?

Poderíamos imaginar que para a cicatrização da ferida seria necessário somente reconstruir a camada superficial da pele. Porém, não é bem assim, a ferida também é algo interno, o tecido que foi lesado deve ser recuperado de dentro para fora. Além disso, os mecanismos de reparação e de defesa do nosso organismo, responsáveis pelo processo de cicatrização, funcionam de maneira bastante complexa. É essencial entender que para o funcionamento adequado dos mecanismos de reconstrução do tecido, nosso organismo precisa de algumas ferramentas apropriadas para trabalhar. Sem as ferramentas necessárias, não é possível recuperar os tecidos que foram machucados, desde as camadas mais profundas até a região mais superficial da pele. Nosso corpo obtém essas ferramentas através de uma alimentação que forneça nutrientes em quantidades suficientes para fazer a reparação dos tecidos. Algumas dicas para ter uma alimentação rica em nutrientes relacionados à cicatrização são: [1,2]
 

  •   Comer a quantidade suficiente que te traga energia, através de uma dieta equilibrada, contendo nutrientes, como:

-  Carboidrato, pois é a maior fonte de energia do organismo, e é essencial para que a cicatrização ocorra. Sem o carboidrato/energia não é possível fazer uma reparação eficiente dos tecidos;

- Proteínas, estas são as maiores responsáveis pela reconstrução eficiente dos tecidos;

- Vitaminas e minerais, além de poder exercer funções como antioxidantes e anti-inflamatórias também são essenciais para que os outros nutrientes consigam exercer suas funções.

  •  Algumas vezes, uma suplementação alimentar adequada pode ser requerida por seu médico ou nutricionista. Existe no mercado, formulação específica, que apresenta comprovação científica na melhora do processo de cicatrização [3];

  •  E não menos importante, mantenha-se hidratado! Beba água, chá, suco.

Lembre-se, alimentação pobre em energia, proteínas e nutrientes pode retardar e até mesmo comprometer o processo de cicatrização! [4] Por isso, vale a pena cuidar da sua alimentação, fornecendo o que é necessário para o seu corpo trabalhar e se recuperar adequadamente.
 

[1] GUO, S. al; DIPIETRO, Luisa A. Factors affecting wound healing. Journal of dental research, 2010, 89.3: 219-229.

[2] ARNOLD, Meghan; BARBUL, Adrian. Nutrition and wound healing. Plastic and reconstructive surgery, 2006, 117.7S: 42S-58S.

[3] HEYMAN, H., et al. Benefits of an oral nutritional supplement on pressure ulcer healing in long-term care residents. Journal of wound care, 2008, 17.11: 476.

[4] MACKAY, Douglas J.; MILLER, Alan L. Nutritional support for wound healing. Alternative medicine review, 2003, 8.4: 359-378.


CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO E/OU NUTRICIONISTA.